terça-feira, 19 de julho de 2011

Ervilhas

As ervilhas que plantámos começaram a ter umas manchas brancas nas folhas. depois de muito pesquisar cheguei à conclusão de que se tratava de um fungo - o oídio, que ataca muito as ervilhas, courgettes e outras plantas. Acabei por as arrancar todas na esperança de que isso resolvesse o problema e não contaminasse as outras hortaliças.



E o vaso ficou assim:


Dias depois voltei a semear ervilhas no mesmo vaso mas desta vez só semeei 5.

Couve coração

Como não podia deixar de ser fomos ao Mega Piquenique que o Continente promoveu e que teve lugar na Avenida da Liberdade, em Lisboa. De lá trouxemos um pé de couve coração que a minha filhota plantou. Aqui está ele depois de transplantado:


Colheita do dia

Dia 19 de Junho:

Pimentos

Em meados de Junho assim estavam os pimentos:

Neste momento estão maiores mas têm sido alvo dos malditos pulgões. O vaso em que estão é notoriamente demasiado pequeno para eles por isso vou transplantá-los em breve.

Brócolos

Os brócolos que transplantei em Maio passados 20 dias pareciam estar a dar-se bem:


Em breve vou passá-los para um vaso maior e vou pôr nestes vasos pequenos outros dois pés que semeei no final de Maio.

domingo, 26 de junho de 2011

Pesticida caseiro

Depois de um ataque severo de pulgões verdes a uma das batateiras e de verificar que estavam a começar a afectar outras plantas sabia que tinha de fazer alguma coisa para evitar que a praga se alastrasse.
Pesquisei pela net e seguindo os conselhos que me deram no Fórum Quiosque das ideias optei por fazer um pesticida biológico com produtos que todos temos em casa.
Aqui vai a receita que utilizei:
INGREDIENTES
1/2 Litro de água
1 dente de alho pequeno
2 piri-piris pequenos
1 colher de sopa de vinagre
2 gotas de detergente para a louça

MODO DE PREPARAÇÃO
Juntar todos os ingredientes num recipiente.
Misturar tudo com a ajuda de uma varinha mágica ou liquidificadora.
Coar a mistura para um frasco com pulverizador.
Pulverizar as plantas afectadas.

Por enquanto parece estar a fazer efeito!

Batatas

As batateiras parecem estar a desenvolver-se bem. Neste momento uma delas está a começar a formar botões de flores. Aqui está uma delas no final de Maio:
E em meados de Junho:
Entretanto uma delas foi severamente atacada por pulgões verdes e quando dei conta já a planta estava demasiado enfraquecida. Como ela parecia estar a morrer pensei que fosse o ciclo natural da planta e que em breve iria poder colher batatas, isto apesar de as outras duas que foram plantadas na mesma altura se manterem verdes. Só quando me aproximei mais um dia quando a regava dei conta da praga dos seres minúsculos que também já tinham atacado as alfaces. 
Acabei por ficar só com duas batateiras e tratei as outras plantas todas com pesticida caseiro biológico porque depois de uma minuciosa inspecção encontrei em algumas delas dois ou três pulgões.

Feijão verde

Os feijões que plantámos no final de Abril em plena produção:


Os outros pés continuam a produzir e a florir. Sem dúvida nenhuma que vale a pena ter umas plantas de feijão verde em casa!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Morangos

Temos novos moradores na nossa mini horta. Os meus sogros ofereceram-nos 2 morangueiros já mais crescidos e que vinham carregadinhos de morangos:
 Decidi mudá-los para a sala para que não sofram com o calor como os outros que estão na varanda.

Estes morangueiros surpreenderam-me pela positiva pela dimensão das folhas e dos morangos que produzem apesar de estarem num vaso tão pequeno. De facto, um vizinho disse-me que os outros estão doentes e que as folhas já nascem doentes. Claro que o infanticídio de que foram alvo quando estavam a dar os primeiros passos não deve ter ajudado mas enfim...Cá estão eles a sofrer com o calor:
Já estão a produzir guias pelo que a produção de morangos reduziu drasticamente. Aqui está um morangueiro bebé a enraizar-se:

Alface

Depois de algumas semanas a colher as folhas da alface (colhíamos apenas as folhas exteriores como se faz com as couves) elas começaram a formar pinheirinhos, ou seja, a espigar. Pelo que me disseram no Fórum Quiosque das Ideias ainda se podem comer as folhas mas são mais rijas e a planta passa a ter como objectivo florir para ter sementes. Decidi deixar crescer uma delas para observarmos e aprendermos o ciclo natural da planta e as outras cortei-as pelo tronco. Passados alguns dias dei com elas assim:

Não faço ideia se vão crescer outra vez como uma alface normal mas vou esperar para ver. 
Entretanto fiz uma sementeira nova de mistura de alfaces e aprendi que a devia ter feito antes. Neste momento só temos uma alface a produzir o que é muito pouco para as nossas necessidades de consumo. Pelo que me disseram devem-se semear alfaces de 3 em 3 semanas para manter uma produção contínua.

A 15 de Junho transplantei-as para as floreiras da sala e aproveitei para colocar algumas sementes e uns discos de salsa na esperança de as alfaces não serem tão atacadas pelos pulgões como as anteriores.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Courgette

Deixo-vos uma actualização das nossas courgettes. Já temos uma courgette em formação! Fiz de abelha polinizando a flor fêmea com a flor macho e parece-me que resultou. Um dia antes desperdicei uma porque não havia flor macho aberta para polinizar a fêmea...
A primeira flor macho da courgette que acho que eram gémeas: 



A primeira courgette em formação:


Uma vista geral da planta:

Colheita do dia

Para que possam acompanhar as colheitas que vou tendo decidi criar um post em que vos vou mostrando os frutos que a horta nos vai dando. É óbvio que com a pequena dimensão da horta nem todos os dias conseguimos colher alguma coisa... De qualquer forma, até agora o que tem compensado mais são as alfaces (que neste momento só há uma em produção), os coentros e os morangos.
Não vou postar aqui fotos dos coentros porque sempre que preciso colho-os e seria muito repetitivo e monótono apresentar inúmeras fotos de alguns pés de coentros...
No dia 22 de Maio esta foi a nossa colheita:


Horta vertical

As primeiras fotos da minha horta vertical (que confesso-vos acho que tem um padrão horrível mas foi o meu namorido que comprou e disse que era a que havia  Zangado). Tenho lá plantado 1 alface roxa (canto superior esquerdo), 3 pés de rúcula (no centro) e os restantes com coentros.
No final de Abril, quando semeei:



Em meados de Junho, antes de fazer a primeira colheita para uma salada (com excepção dos coentros que já tinha colhido algumas vezes):



A alface roxa em pormenor:


Os coentros:

A rúcula:





quinta-feira, 9 de junho de 2011

Salsa

Comprei sementes de salsa em disco e semeei no início de Maio. A salsa demora mais ou menos 1 mês a germinar... Aqui estão os primeiros rebentos:

Brócolos

Apesar de me terem dito que os brócolos se dão melhor com o tempo mais frio no pacote de sementes que comprei aconselha a semear em Abril por isso decidi experimentar. No início de Abril semeei 6 sementes numa garrafa pet. Germinaram só duas sementes:


Transplantei-os no final de Maio:


Estão a desenvolver-se mas muito lentamente...

terça-feira, 7 de junho de 2011

Agrião

Comprei um pacote de sementes de agrião no lidl que sugeria que se semeasse em papel de cozinha. De acordo com uma sugestão da minha filhota decidi semeá-lo em algodão. Verdade seja dita... nunca vi nada germinar tão depressa! Passadas 8 horas já se viam umas línguas a sair da semente. Passados poucos dias estavam assim:

Confesso que fiquei desiludida porque esperava ver agriões de folha larga como aqueles que compramos. Esperei mais um tempo mas eles começaram a amarelar e deitei tudo fora. Decidi semear em terra e esperar por melhores resultados. E aqui estão eles:


Desta vez já apanhei alguns agriões mas tinham um sabor muito forte pelo que os gastei numa sopa. Os que deixei acabaram por começar a florir... Resultado: não sei o que estou a fazer de errado mas não consegui ter agriões normais...

Pimentos

No início de Março semeei umas quantas sementes de alguns pimentos que comprei em algumas caixas de ovos. Esperei, esperei, esperei e nada! Acabei por aproveitar a terra para um vaso onde tinha transplantado 2 tomateiros e nunca mais pensei nos pimentos. No final de Maio começaram a nascer duas plantas que eu não sabia o que eram mas vi logo que tomateiros não eram! Podem ver aqui:


Ainda sem ter a certeza do que eram decidi transplantá-los. Aqui estão eles:


Ervilhas

No mesmo dia em que plantámos as courgettes semeámos 9 sementes de Ervilhas de jardim em vasos pequenos. Germinaram todas e vinte dias depois estavam assim:


Apesar de na embalagem de sementes dizer que elas não precisam de suporte e que crescem no máximo até 40cm de altura, como elas estavam a formar guias (será este o nome correcto?) que se prendiam umas às outras decidi espetar uns palitos de churrasco para se terem onde agarrar:


Três semanas depois de semeadas estavam a dar flor e pequenas ervilhas:



Parece-me que não devia ter posto as 9 no mesmo vaso mas na altura era o único vaso que tinha disponível... Talvez por terem falta de espaço não estão tão altas como deviam, só têm cerca de 20/25cm. Vamos ver se dá para alguma coisa!

Courgette

Nos primeiros dias de Maio semeei 3 sementes de courgette num vaso de aproximadamente 30cm de diâmetro. Germinaram duas e vinte dias depois estavam assim:


Sabendo que esta planta precisa de espaço para crescer decidi retirar a mais pequena para outro vaso. Achei incrível a diferença de desenvolvimento entre as duas plantas que foram semeadas no mesmo dia e que tiveram as mesmas condições para se desenvolverem. Uma semana mais tarde a planta maior já tinha os primeiros botões de flor:


A mais pequena ficou assim:

domingo, 29 de maio de 2011

Batatas

Há uns tempos li num sítio na Internet que é possível cultivar batatas em pouco espaço. Também há muitos vídeos sobre a plantação de batatas em contentores, incluindo um do programa Praça da Alegria na RTP1, que podem ver aqui:


Num dia em que fomos jantar aos meus sogros, o meu sogro mostrou-me umas batatas pequeninas que já estavam todas greladas. Decidi trazer 4 e experimentar plantá-las e ver se dava alguma coisa. Como não tinha vasos disponíveis arranjei uns baldes de legos da minha filhota que furámos e onde plantámos as 4 batatas. Aqui podem ver os primeiros rebentos num dos baldes, dois dias depois de plantadas:


Confesso que fiquei agradavelmente surpreendida com a velocidade do crescimento e com a beleza da folhagem deste tubérculo. Passado poucos dias já estavam assim, dando sinais claros de que precisavam de mais espaço:


 Depois de procurar alternativas para contentores de grande dimensão (os vasos de grande capacidade são caríssimos!) encontrei estas celhas de 50L a 4€ no MaxMat e procedemos ao transplante:


Depois de fazer vários furos no fundo pusemos uma camada de cartão usando caixas de ovos e outros materiais que, confesso, ficou longe de ser o ideal... Costumava pôr areia de gato mas naquele momento não tinha. O ideal é pôr argila expandida (que procurei durante bastante tempo sem sucesso e que só encontrei algumas semanas mais tarde também no MaxMat) ou qualquer outro material (pedras, tijolos partidos, gravilha, etc) que permita criar uma camada que torne mais fácil o escoamento da água em excesso.



Por cima colocámos um pedaço de uma t-shirt velha (mais uma vez também não é o mais aconselhado...) para que a terra não se entranhe na camada de cartão e saia pelos furos:


No final ficou assim:



Temos neste momento 3 celhas de 50l, duas delas com uma batata semente cada e outra com duas. De qualquer forma parece-me que são muitos rebentos para tão pouco espaço... Devia ter dividido as pequenas batatas em partes e tê-las espalhado na terra. Assim estão muitas plantas juntas umas às outras pelo que não tenho muita esperança de apanhar alguma coisa de jeito. Provavelmente ficará só pela experiência...

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Miau

O nosso gato Miau divide o seu apartamento particular (a varanda) com as nossas plantinhas e claro que ele já se lembrou de as regar (provavelmente num dia em que as donas se esqueceram de o fazer). Escusado será dizer que perdi tudo o que lá tinha semeado. 
De qualquer forma apercebi-me que ele só "rega" as plantas quando estão na fase inicial do crescimento pelo que protejo as novas plantações com uma rede que comprei no lidl.
É importante dizer que deitei a terra toda para o lixo e lavei bem os vasos e floreiras já que os dejectos de animais domésticos são nocivos para a nossa saúde.
Aqui está ele, numa foto antiga, às escondidas do dono, na cozinha à espera de ser servido lol:







Feijão verde

Ora aqui está outro legume que adoramos na sopa.
Em Março comprámos um pacote de Feijão verde anão no Lidl e semeámos 5 sementes num vaso redondo. Germinaram todas e no final de Abril já estavam assim:


Aqui podem ver a linda flor do feijão verde:


No início de Maio, poucos dias antes de fazermos a primeira colheita:


Neste momento já colhemos cerca de duas dezenas de vagens que branqueei e congelei. 
No final de Abril semeámos mais 6 sementes (percebi que tinha de aumentar a produção) que já estão prestes a florir.