sexta-feira, 24 de junho de 2011

Alface

Depois de algumas semanas a colher as folhas da alface (colhíamos apenas as folhas exteriores como se faz com as couves) elas começaram a formar pinheirinhos, ou seja, a espigar. Pelo que me disseram no Fórum Quiosque das Ideias ainda se podem comer as folhas mas são mais rijas e a planta passa a ter como objectivo florir para ter sementes. Decidi deixar crescer uma delas para observarmos e aprendermos o ciclo natural da planta e as outras cortei-as pelo tronco. Passados alguns dias dei com elas assim:

Não faço ideia se vão crescer outra vez como uma alface normal mas vou esperar para ver. 
Entretanto fiz uma sementeira nova de mistura de alfaces e aprendi que a devia ter feito antes. Neste momento só temos uma alface a produzir o que é muito pouco para as nossas necessidades de consumo. Pelo que me disseram devem-se semear alfaces de 3 em 3 semanas para manter uma produção contínua.

A 15 de Junho transplantei-as para as floreiras da sala e aproveitei para colocar algumas sementes e uns discos de salsa na esperança de as alfaces não serem tão atacadas pelos pulgões como as anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário