domingo, 29 de maio de 2011

Batatas

Há uns tempos li num sítio na Internet que é possível cultivar batatas em pouco espaço. Também há muitos vídeos sobre a plantação de batatas em contentores, incluindo um do programa Praça da Alegria na RTP1, que podem ver aqui:


Num dia em que fomos jantar aos meus sogros, o meu sogro mostrou-me umas batatas pequeninas que já estavam todas greladas. Decidi trazer 4 e experimentar plantá-las e ver se dava alguma coisa. Como não tinha vasos disponíveis arranjei uns baldes de legos da minha filhota que furámos e onde plantámos as 4 batatas. Aqui podem ver os primeiros rebentos num dos baldes, dois dias depois de plantadas:


Confesso que fiquei agradavelmente surpreendida com a velocidade do crescimento e com a beleza da folhagem deste tubérculo. Passado poucos dias já estavam assim, dando sinais claros de que precisavam de mais espaço:


 Depois de procurar alternativas para contentores de grande dimensão (os vasos de grande capacidade são caríssimos!) encontrei estas celhas de 50L a 4€ no MaxMat e procedemos ao transplante:


Depois de fazer vários furos no fundo pusemos uma camada de cartão usando caixas de ovos e outros materiais que, confesso, ficou longe de ser o ideal... Costumava pôr areia de gato mas naquele momento não tinha. O ideal é pôr argila expandida (que procurei durante bastante tempo sem sucesso e que só encontrei algumas semanas mais tarde também no MaxMat) ou qualquer outro material (pedras, tijolos partidos, gravilha, etc) que permita criar uma camada que torne mais fácil o escoamento da água em excesso.



Por cima colocámos um pedaço de uma t-shirt velha (mais uma vez também não é o mais aconselhado...) para que a terra não se entranhe na camada de cartão e saia pelos furos:


No final ficou assim:



Temos neste momento 3 celhas de 50l, duas delas com uma batata semente cada e outra com duas. De qualquer forma parece-me que são muitos rebentos para tão pouco espaço... Devia ter dividido as pequenas batatas em partes e tê-las espalhado na terra. Assim estão muitas plantas juntas umas às outras pelo que não tenho muita esperança de apanhar alguma coisa de jeito. Provavelmente ficará só pela experiência...

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Miau

O nosso gato Miau divide o seu apartamento particular (a varanda) com as nossas plantinhas e claro que ele já se lembrou de as regar (provavelmente num dia em que as donas se esqueceram de o fazer). Escusado será dizer que perdi tudo o que lá tinha semeado. 
De qualquer forma apercebi-me que ele só "rega" as plantas quando estão na fase inicial do crescimento pelo que protejo as novas plantações com uma rede que comprei no lidl.
É importante dizer que deitei a terra toda para o lixo e lavei bem os vasos e floreiras já que os dejectos de animais domésticos são nocivos para a nossa saúde.
Aqui está ele, numa foto antiga, às escondidas do dono, na cozinha à espera de ser servido lol:







Feijão verde

Ora aqui está outro legume que adoramos na sopa.
Em Março comprámos um pacote de Feijão verde anão no Lidl e semeámos 5 sementes num vaso redondo. Germinaram todas e no final de Abril já estavam assim:


Aqui podem ver a linda flor do feijão verde:


No início de Maio, poucos dias antes de fazermos a primeira colheita:


Neste momento já colhemos cerca de duas dezenas de vagens que branqueei e congelei. 
No final de Abril semeámos mais 6 sementes (percebi que tinha de aumentar a produção) que já estão prestes a florir.

Coentros

Cá em casa somos fãs de coentros. 
Adoro coentros em quase todos os pratos e fazem milagres até numa simples salada! Infelizmente estão a preços exorbitantes e os tempos em que eram oferecidos já passaram há muito.
Por tudo isto pareceu-me mais que lógico semear algumas sementes e esperar para ver o que dava... Semeámos 5 sementes num vaso redondo no início de Março e em Abril já colhemos alguns. Podem ver aqui o vaso numa foto que foi tirada numa altura em que já tínhamos apanhado coentros várias vezes:




Garanto-vos que nunca tínhamos comido coentros tão aromáticos e saborosos! 
Uma das vantagens de ter uma mini horta em casa é poder saborear o que plantamos pouco tempo depois de ter sido colhido quando todo o sabor, aroma e valor nutricional estão no seu esplendor. 
Já imaginaram há quantas horas foram colhidos os coentros que compramos nos supermercados?

Morangos

Os meus morangueiros sobreviventes! As manchas nas folhas que estão no canto inferior esquerdo da foto são sinal de que a planta está a apanhar mais calor do que o que devia... consequências de estar numa varanda fechada que apanha sol a tarde toda!




Já dá para ver um moranguito a amadurecer!

Morangos

Para terem ideia da minha inexperiência e para se rirem um bocadito  Contente conto-vos o k me aconteceu com as mudas de morango que os meus sogros me deram. O meu pai disse-me que sempre que houvesse plantas cujas folhas estivessem a morrer ou doentes para as arrancar... Pois bem fartei-me de arrancar folhas aos morangueiros... é que eu pensava que toda aquela folhagem que nascia estava doente ou com falta de um nutriente qualquer porque eram muito mais claras do que as outras! Pensava eu: Zangado mas que raio... porque é que não nascem folhas normais, saudáveis e escuras como as outras?!  Este fim-de-semana o meu sogro acabou por me dizer depois de muito rir  Embaraçado que essas folhas são normais e saudáveis e que as folhas só escurecem mais tarde Chocado. Escusado será dizer que perdi uns quantos pés mas ainda tenho uma meia dúzia e alguns já têm 2 ou 3 moranguitos e/ou flores.
Fica a informação para quem como eu não percebe nada de morangueiros: não arranquem as folhas verde claras! lol

domingo, 22 de maio de 2011

Alface

A ideia de ter uma mini horta na varanda partiu do facto de ter uma bebé que estava a iniciar a sopa de legumes e eu ter lido num sítio na internet que não se deve dar aos bebés alface na sopa porque a maioria das alfaces que se compram têm químicos que poderiam ser prejudiciais. Não sabia se era verdade ou não, mas pensei que o ideal seria eu plantar as minhas próprias alfaces e poder usá-las nas sopinhas dela e, claro, nas nossas saladas.
E assim começou esta aventura...
No final de Fevereiro comprámos no Modelo uma embalagem de sementes de Alface Atracção e semeámo-las em duas floreiras que já tinha cá em casa. Coloquei-as no parapeito da janela da sala que está virada a este e reguei-as periodicamente. Poucas semanas depois estavam assim:


Escusado será dizer que nunca mais comprámos alface cá para casa... Apesar de tudo este tipo de alface não é a nossa preferida cá em casa e já semeámos algumas sementes de mistura de alfaces que comprámos no Lidl.
No final de Abril comecei a ver uns bichitos verdes pequenos nas folhas das alfaces e decidi aguardar para ver em que é que aquilo dava. Os dias passaram e os bicharocos passaram a ser uma praga... É que estavam por todas as folhas da alface e gastava mais em água para as lavar do que gastava a comprar uma dúzia de alfaces. Vejam bem as alminhas verdes:


Seguindo o conselho que me deram no Fórum do Quiosque das Ideias pulverizei-as com um cházinho de malaguetas e notei algumas melhoras. Não morreram todos mas pareceu-me que já não eram tantos. Neste momento ainda apanho algumas folhas de uma delas mas as outras já estão a espigar. Vou deixá-las completar o seu ciclo apenas por curiosidade até porque já tenho outras a crescer.

A minha horta

A minha horta está instalada numa varanda fechada que tem 9m2 (9mx1m) e um habitante (principalmente nocturno) que é o nosso gato Miau. A varanda está virada a sudoeste/poente pelo que apanha sol quase a tarde toda fazendo com que no Verão se torne uma verdadeira estufa.

Bem-Vindo!

Olá! Bem-vindo a esta minha mini horta! Aqui vou partilhar convosco as peripécias de uma hortelã muito inexperiente e os resultados bons e maus destas minhas experiências. Tenho uma ajudante que é a minha filhota Joana que tem 9 anos e a quem já peguei este bichinho. Convido-vos desde já a partilharem comigo as vossas opiniões, sugestões e, principalmente (acredito que preciso deles desesperadamente!) os vossos conhecimentos.
Aproveito desde já para agradecer ao meu pai e ao meu sogros pelos conselhos e também ao Fórum do Quiosque das ideias - Quiosque Rural pela informação, partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas que prestam a todos os membros sempre de forma célere e correcta. Um Obrigada especial ao pmmi!