domingo, 22 de maio de 2011

Alface

A ideia de ter uma mini horta na varanda partiu do facto de ter uma bebé que estava a iniciar a sopa de legumes e eu ter lido num sítio na internet que não se deve dar aos bebés alface na sopa porque a maioria das alfaces que se compram têm químicos que poderiam ser prejudiciais. Não sabia se era verdade ou não, mas pensei que o ideal seria eu plantar as minhas próprias alfaces e poder usá-las nas sopinhas dela e, claro, nas nossas saladas.
E assim começou esta aventura...
No final de Fevereiro comprámos no Modelo uma embalagem de sementes de Alface Atracção e semeámo-las em duas floreiras que já tinha cá em casa. Coloquei-as no parapeito da janela da sala que está virada a este e reguei-as periodicamente. Poucas semanas depois estavam assim:


Escusado será dizer que nunca mais comprámos alface cá para casa... Apesar de tudo este tipo de alface não é a nossa preferida cá em casa e já semeámos algumas sementes de mistura de alfaces que comprámos no Lidl.
No final de Abril comecei a ver uns bichitos verdes pequenos nas folhas das alfaces e decidi aguardar para ver em que é que aquilo dava. Os dias passaram e os bicharocos passaram a ser uma praga... É que estavam por todas as folhas da alface e gastava mais em água para as lavar do que gastava a comprar uma dúzia de alfaces. Vejam bem as alminhas verdes:


Seguindo o conselho que me deram no Fórum do Quiosque das Ideias pulverizei-as com um cházinho de malaguetas e notei algumas melhoras. Não morreram todos mas pareceu-me que já não eram tantos. Neste momento ainda apanho algumas folhas de uma delas mas as outras já estão a espigar. Vou deixá-las completar o seu ciclo apenas por curiosidade até porque já tenho outras a crescer.

5 comentários:

  1. A melhor forma de controlar essas pragas é usar policultura, ou seja, ervas aromáticas e flores nos mesmos vasos que as alfaces, por exemplo. É também importante que a terra esteja bem nutrida, o húmus de minhoca faz milagres nesse aspecto. :)

    ResponderEliminar
  2. E que ervas aromáticas aconselhas? Neste momento tenho salsa numa floreira para onde estou a pensar transplantar umas alfaces que estão a germinar agora.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Alfazema, mangericão, salsa... As urtigas, caso arranjes, são excelentes porque controlam as pragas e são óptimas para sopa e chás. :) Se puderes visita no facebook o grupo hortas na varanda. :)

    ResponderEliminar
  5. Podes enviar-me o link do grupo? Fiz uma pesquisa mas só encontrei grupos que promovem encontros para formação. É desses que estás a falar?

    ResponderEliminar