domingo, 29 de maio de 2011

Batatas

Há uns tempos li num sítio na Internet que é possível cultivar batatas em pouco espaço. Também há muitos vídeos sobre a plantação de batatas em contentores, incluindo um do programa Praça da Alegria na RTP1, que podem ver aqui:


Num dia em que fomos jantar aos meus sogros, o meu sogro mostrou-me umas batatas pequeninas que já estavam todas greladas. Decidi trazer 4 e experimentar plantá-las e ver se dava alguma coisa. Como não tinha vasos disponíveis arranjei uns baldes de legos da minha filhota que furámos e onde plantámos as 4 batatas. Aqui podem ver os primeiros rebentos num dos baldes, dois dias depois de plantadas:


Confesso que fiquei agradavelmente surpreendida com a velocidade do crescimento e com a beleza da folhagem deste tubérculo. Passado poucos dias já estavam assim, dando sinais claros de que precisavam de mais espaço:


 Depois de procurar alternativas para contentores de grande dimensão (os vasos de grande capacidade são caríssimos!) encontrei estas celhas de 50L a 4€ no MaxMat e procedemos ao transplante:


Depois de fazer vários furos no fundo pusemos uma camada de cartão usando caixas de ovos e outros materiais que, confesso, ficou longe de ser o ideal... Costumava pôr areia de gato mas naquele momento não tinha. O ideal é pôr argila expandida (que procurei durante bastante tempo sem sucesso e que só encontrei algumas semanas mais tarde também no MaxMat) ou qualquer outro material (pedras, tijolos partidos, gravilha, etc) que permita criar uma camada que torne mais fácil o escoamento da água em excesso.



Por cima colocámos um pedaço de uma t-shirt velha (mais uma vez também não é o mais aconselhado...) para que a terra não se entranhe na camada de cartão e saia pelos furos:


No final ficou assim:



Temos neste momento 3 celhas de 50l, duas delas com uma batata semente cada e outra com duas. De qualquer forma parece-me que são muitos rebentos para tão pouco espaço... Devia ter dividido as pequenas batatas em partes e tê-las espalhado na terra. Assim estão muitas plantas juntas umas às outras pelo que não tenho muita esperança de apanhar alguma coisa de jeito. Provavelmente ficará só pela experiência...

1 comentário:

  1. E as batatas? você conseguiu colher?
    Estou curioso, se puder responde no meu e-mail,
    eduardopimenthel@hotmail.com
    Obrigado !

    ResponderEliminar